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Você sabe o que é GAMIFICATION?

Atualizado: 4 de Nov de 2019


FUDAMENTAL: Aula de Matemática

Já percebeu como situações de jogo conseguem nos engajar por horas? E não estamos falando apenas em jogos tradicionais, como partidas de tabuleiros e videogames. Se um professor promove uma competição em sala de aula, por exemplo, os alunos tendem a se envolver muito mais do que em uma situação normal. Isso é o que chamamos de gamification!


A verdade é que os jogos atraem e motivam as pessoas há milênios! E isso é tão evidente que há mais de 40 anos, as pessoas já começavam a pensar em formas de utilizar os games para auxiliar em tarefas cotidianas, como o trabalho no escritório ou o desenvolvimento de uma nova habilidade. Surgia aí então, mesmo sem se saber ainda, o que chamamos hoje de gamification ou gamificação.


O que é gamification ou gamificação?

Gamification, ou gamificação, consiste em usar técnicas, estratégias e o design de games em outros contextos que não sejam necessariamente associadas aos jogos em si. É trazer o jogo para a realidade e com isso impactar pontos como engajamento, produtividade, foco, determinação e outros, tornando mais simples atingir metas e objetivos em qualquer contexto.


Por meio do gamification, é possível transformar rotinas de trabalho ou estudo e fazer com que as pessoas se sintam mais inclinadas a se dedicar às tarefas e desafios que cada situação exige.


Por que gamification é tão efetivo?

De acordo com especialistas, a experiência com os games vai muito além do fator entretenimento e passa por outros pontos básicos, como a necessidade de competição, que é inerente a todo ser humano, os feedbacks instantâneos, a possibilidade de evolução rápida, e também a busca por recompensas e prêmios tangíveis. A criação de comunidades e o senso de urgência trabalhado nos games também é algo que incentiva que se continue naquela tarefa e torna possível que os objetivos sejam atingidos.


Superação

Em um jogo você nunca recebe desafios que estejam além do que você pode superar com seu nível de jogador, e isso por si só já é um incentivo. Porém, ao mesmo tempo, para superar cada desafio, você precisa dar o máximo de si, pois eles exigirão o uso e domínio das habilidades mais extremas que você adquiriu em seu percurso e é isso que faz cada vitória ser tão prazerosa.


Em pontos estratégicos dos jogos, você acha que realmente não vai conseguir avançar e que determinada tarefa exige mais competências do que as que você já tem, como algo além da imaginação. Porém, com esforço é possível superar esses desafios e então os jogadores tem o que se chama de vitórias épicas, que contrariam todas as expectativas e, por isso, geram ainda mais satisfação.


Feedbacks e evolução rápidos

Além do mais, em um game, você recebe feedbacks o tempo todo e, com isso, vai aprendendo o que deve ou não fazer e consegue evoluir rapidamente. Se você faz algo certo, instantaneamente recebe as congratulações e recompensas, porém se faz algo errado, é “castigado” e perde vida, pontos, ou precisa voltar a um estágio anterior. Esse sistema facilita a evolução do jogador, o deixa mais atento aos obstáculos e determinado a conseguir superá-los, sabendo em que precisa melhorar ou quais são seus pontos fortes.


E no dia-a-dia…

Enquanto isso, nas tarefas da vida real, o avanço é quase sempre mais lento, as recompensas são intangíveis e geralmente vêm em longo prazo, não há reconhecimento por cada fase que você passa, e a evolução, assim como os feedbacks recebidos, é lenta e, algumas vezes, nem sentida. No mundo real, normalmente é muito mais difícil saber quando você está no caminho certo para atingir um objetivo e não há nenhuma certeza que ele realmente será alcançado. Falta a sensação da vitória épica.


Por isso, investir em gamification ou gamificação, é tão eficiente em diferentes contextos. Mais do que uma ótima forma de fazer com que as pessoas se engajem com determinada situação, gamification oferece incentivos para que elas se sintam empolgadas para realizar uma ação ou progredir com uma tarefa.


Vantagens e benefícios de utilizar gamification

E no contexto educacional, investir em gamification traz benefícios diversos, em relação ao aprendizado, à forma como os alunos enxergam seus objetivos e à sua motivação e determinação. Com alunos mais motivados e empenhados, os resultados são cada vez melhores.


Aprendizado facilitado

Os feedbacks são essenciais para que essa vantagem seja alcançada de forma concreta. Sabendo sempre o resultado de cada uma de suas ações e as consequências de suas atitudes, o aluno pode corrigir a forma como estuda e assim, atingir seus objetivos de forma mais rápida e assertiva. Além do mais, com todos os incentivos trazidos pela gamificação da educação, o estudante também pode adquirir conhecimento de forma mais prazerosa e eficiente, absorvendo os conteúdos de forma mais simples, rápida e menos dolorosa.


Evolução mais rápida

Graças aos feedbacks praticamente instantâneos de gamification, os alunos podem corrigir suas falhas rapidamente, trabalhar seus pontos fortes e estudar visando um objetivo. Basicamente, o gamification ajuda o aluno a não ficar insistindo em seus erros: ele aprende a reconhecê-los e trabalha para melhorar, conseguindo evoluir muito mais rápido. Os incentivos já citados também contribuem para que o aluno se desenvolva mais rapidamente e de forma menos traumática.


Trabalho direcionado à um objetivo

Com a gamificação o aluno fica ciente o tempo todo do nível em que ele está e de qual serão seus desafios a cada etapa, que acabarão lhe proporcionando a vitória épica. Nos sistemas educacionais gamificados, assim como nos próprios jogos, os alunos nunca recebem um desafio que supere suas capacidades, mas são cobrados ao limite, para que possam evoluir em direção à um objetivo maior.


Maior engajamento dos alunos com o conteúdo

Trabalhando com uma lógica de gamification baseada em um sistema de desafios, acumulo de pontos ou desbloqueio de recompensas, por exemplo, conseguimos fazer com que os alunos se sintam muito mais motivados a continuar aprendendo e correndo atrás de bons resultados. O sentimento de constante evolução e a noção de competição com os outros alunos também aumentam sua vontade de continuar aprendendo e fazem com que o estudante queira melhorar sempre mais.



Como você deve ter notado, trabalhar essa ferramenta na educação pode tornar tarefas cotidianas massantes em algo muito mais simples e prazeroso. A equipe pedagógica do Colégio Cristão Antenor Thomazi tem buscado essa aplicação para modificar pontos como engajamento, motivação e retenção de conteúdo por parte dos nossos alunos, tornando o aprendizado muito mais divertido!





Fonte: Blog do Sambatech: https://sambatech.com/blog/insights/gamification/

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