Você já ouviu falar em Flipped Classroom?

Essa metodologia ativa, também conhecida como sala de aula invertida, integra as mais atuais formas de ensino, e foi a forma de aplicação da aula sobre Sistemas do Corpo Humano, orientada pela Prof. Débora, de Ciências com os nossos alunos do 8º ano.

Nesse modelo, os alunos têm acesso aos conteúdos de forma antecipada, otimizando o tempo em sala de aula, fazendo com que tenha um conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser estudado e interaja com os colegas para realizar projetos e resolver problemas na prática.

O objetivo dessa aula foi compreender que o corpo é um todo integrado e que cada um dos sistemas que o compõem realizam funções específicas, colaborando todos para a manutenção e desenvolvimento da vida. Os alunos realizaram a explicação para seus colegas utilizando maquetes, complementando ainda mais o entendimento do tema proposto.

Benefícios de trabalhar com as metodologias ativas São muitos os benefícios ao trazer as metodologias ativas para dentro da sala de aula. Entre os pontos a seguir, o principal é a transformação na forma de conceber o aprendizado, ao proporcionar que o aluno pense de maneira diferente (já ouviu falar em fora da caixa?) e resolver problemas conectando ideias que, em princípio, parecem desconectadas.

Sabemos a importância de investir em conteúdos atrativos e interativos, sendo essencial ter esse olhar para aprimorar os procedimentos utilizados para envolver os alunos na aprendizagem.

As metodologias precisam acompanhar os objetivos pretendidos. Se queremos que os alunos sejam proativos, precisamos adotar metodologias em que os alunos se envolvam em atividades cada vez mais complexas, em que tenham que tomar decisões e avaliar os resultados, com apoio de materiais relevantes. Se queremos que sejam criativos, eles precisam experimentar inúmeras possibilidades de mostrar sua iniciativa.

Texto: https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado