Você conhece a nova BNCC?

A BNCC - Base Nacional Comum Curricular tem por finalidade estabelecer os conteúdos fundamentais a serem aprendidos por crianças e jovens durante a Educação Básica, contudo, desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988 já se indicava, no artigo 210, a necessidade de se estabelecer “conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira que assegurasse a formação básica comum” (BRASIL, 1988).

O Seu principal objetivo é promover a equidade na educação, na medida em que garante aos alunos o acesso ao mesmo conteúdo nas escolas de todo o país, salientando, que ela não é um currículo mas sim um caminho, e, com isso, reverter a histórica situação de exclusão social. Portanto, a BNCC visa oferecer igualdade de oportunidades por meio da definição das aprendizagens essenciais que crianças e jovens precisam desenvolver ano a no durante a Educação Básica.

Tais aprendizagens são organizadas em 10 (dez) competências e habilidades, direcionando a formação integral de todos os estudantes em suas variadas dimensões:

10 principais competências da BNCC

Com o estabelecimento das unidades temáticas, dos objetos de conhecimento e das habilidades a serem desenvolvidas, a BNCC espera ser um instrumento de gestão que encaminhe a construção de propostas curriculares e sua constante reflexão, considerando a diversidade constitutiva do contexto educacional brasileiro.

Nesse âmbito, caberá a cada ator educacional definir os melhores caminhos para o processo de ensino-aprendizagem de crianças e jovens. Além disso, a BNCC pretende estabelecer e/ou reencaminhar as políticas públicas nacionais que envolvem a avaliação da Educação Básica, a produção de materiais didáticos e as práticas de formação inicial e continuada de professores.

Assim, com o propósito de balizar a qualidade da educação, a BNCC visa garantir o direito de crianças e jovens a uma educação que promova pleno desenvolvimento com foco na formação de cidadãos críticos e participativos. ________________________________________________________________________________________ Referência: MATERIAL DE APOIO. A Base Comum Curricular. Disponível em: < ttp://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 27 de julho de 2018.