• CECAT

UM OLHAR SOBRE A TRAGÉDIA DE SUZANO

Atualizado: 4 de Nov de 2019


Por: Miriam F. Lima Alves - Psicóloga do Colégio Cristão Antenor Thomazi


No ano de 2016, baseada no livro Pais Modernos Valores Eternos, elaborei um material sobre o uso da tecnologia e o efeito dela em nossas jóias mais preciosas, nossos filhos. Nossas crianças nasceram na era digital, muitas vezes nos ensinam sobre o uso da mesma. Estão prontas para tecnologia, mas fragilizadas e adoecidas emocionalmente. Nos últimos anos pesquisas nos deram estatísticas alarmantes sobre a doença mental na infância. Nunca se ouviu falar em tantas síndromes atualmente, segue alguns dados dessas pesquisas:


✓ Internet e jogos eletrônicos, tem efeito similar de droga, vicia como heroína;

✓ Games e TVs duas horas por dia prejudica atenção na adolescência (media do Brasil 6 horas)

✓ Exposição a TV antes dos 2 anos de idade, estimula hiperatividade.

✓ Aumento de 43% no TDAH (transtorno e déficit de atenção e hiperatividade);


Presenteamos nossos filhos com brinquedos que equivalem a quatro pneus de um carro. Numa era de cartões de crédito ficou fácil TER, porém estamos deixando de lado o SER e privamos nossos filhos de conceitos básicos de uma infância saudável:


✓ Pais emocionalmente saudáveis, que entendam que filhos não são sonhos;

✓ Limite, existe tempo para início, meio e fim de todas as coisas;

✓ Responsabilidades, pequenas tarefas podem ser executadas pela criança;


Estamos na era de “filhos sonhos” que não podem ser frustrados. Com cinco anos crianças continuam dormindo na cama dos pais, comendo com auxílio do adulto e não fazem sua higiene sozinhos. Não delegamos, ficamos tanto tempo fora de casa, que quando estamos nela, não queremos nos deparar com a difícil tarefa de impor limites e atribuir responsabilidades, como horário de dormir e uma nutrição equilibrada. Era dos desejos realizados e ausência de desprazeres.


Ontem nos deparamos com a tragédia de Suzano tão pertinho da nossa casa, e precisamos despertar, voltar a praticar as primeiras obras, deixar de lado a tecnologia e viver a nostalgia. Podemos começar estabelecendo regras básicas que darão suporte ao bom desenvolvimento das crianças. O uso da tecnologia deveria ser como andar de bicicleta: tiramos a rodinha pouco a pouco e liberamos conforme a confiança, quando sentimos que os filhos estão maduros para tais responsabilidades; mas não é assim que vemos acontecer.


Crianças e adolescentes precisam de uma rotina, um estilo de vida equilibrado, que saibam reconhecer valores importantes, como:


✓ Bondade: Incentive o trabalho em família, não a competição. Ao invés de “quem limpa mais rápido”, podemos usar “quanto tempo levamos para limpar juntos?”.

✓ Responsabilidade: crie um sistema de recompensa, mas atribua responsabilidade, como organizar a mochila, recolher o lixo do banheiro, secar a louça, etc.

✓ Integridade e não honestidade: honestidade é dizer a verdade, porém às vezes machuca. Integridade engloba valores e conduta, incluindo honestidade.

✓ Espiritualidade: agradecimento e oração. Use palavras do cotidiano, por exemplo “Deus é seu melhor amigo”.

✓ Gratidão: um exemplo - na hora do banho podemos mostrar como o corpo humano é perfeito, e devemos ser gratos por isso.

✓ Perdão: aprenda junto com ele, porque pai também erra. Por isso, peça perdão.

✓ Amor Incondicional: Amizade entre uma criança e um bichinho de estimação promove aprendizado, com relação as diferenças, morte e amor. Isso dará noção de cuidado, compromisso e amor incondicional.


Lembrando que como adultos responsáveis, somos o capitão do Navio chamado Família. Nossos filhos se sentirão seguros sabendo que os PAIS estão no controle desse leme.



Texto: Miriam F. Lima Alves - Psicóloga do Colégio Cristão Antenor Thomazi

212 visualizações
Centro Educacional Cristão Antenor Thomazi

COLÉGIO CRISTÃO ANTENOR THOMAZI - Educação Básica

contato@athomazi.com.br

Tel: 15 3243-2299 | 3247-2084

Whatsapp: 15 98118-0048

BETTER - Cursos

Profissionalizantes

contato@bettercursos.com.br

Tel: 15 3019-7926

Whatsapp: 15 99675-4421

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: das 7h -18h

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: 8h - 21h

Sábado: das 8h - 17h

Copyright ©2017 direitos reservados. Desenvolvido por BUL COMUNICAÇÃO.

REDES SOCIAIS

  • Facebook CECAT
  • Instagram CECAT
  • YouTube CECAT

ENDEREÇO

Av. São João, 647 - Jd. Icatu - Votorantim / SP