• CECAT

Tecnologia, uma ferramenta indispensável na educação do século XXI



A relação entre o homem e a tecnologia não é recente, elas acompanham a história da humanidade e se demonstram como um processo criativo em que o ser humano utiliza ou cria recursos através da natureza, para facilitar sua vida e garantir sua sobrevivência. Nesse processo, o homem transforma sua realidade e a si mesmo, com isso, produz conhecimentos e linguagens próprias para expressá-lo e perpetuá-lo.

Dentro do contexto educacional não é diferente, ao longo da história, a escola foi se construindo e se adaptando frente às novas tecnologias.


Atualmente, vivenciamos a grande expansão das tecnologias digitais, que estão atreladas a praticamente todos os processos de trabalho e diversos aspectos da vida cotidiana.


Diante disso, qual a influência dessas tecnologias na formação do indivíduo, e qual deve ser o posicionamento da escola, enquanto principal instituição social transmissora do conhecimento formal?

A escola deve visar o desenvolvimento integral do aluno, que precisa estar preparado para o trabalho, de igual forma, para a vida em sociedade. A dinâmica social atual está totalmente permeada pelas novas tecnologias, basta observar nossos telefones, as agências bancárias, a urna em que votamos e as plataformas que utilizamos para nos comunicar e acessar informações. Vivemos no que é comumente chamado de “era digital” ou “era da informação”, é impossível não refletirmos sobre o uso das tecnologias (principalmente a internet), e o impacto gerado por esse modelo na formação plena de nossos alunos.

Nossas crianças são nativas da era digital, já nasceram envolvidas por diversos aparelhos e inovações. Dominar a técnica de utilização de um dispositivo digital já não é mais suficiente, faz-se necessário que os alunos saibam como, quando e de que maneira a tecnologia deve ser usada.


A escola tem um papel fundamental nesse cenário, criando ferramentas e situações de aprendizagem em que as crianças usem as tecnologias digitais de maneira crítica e produtiva. Chamamos isso de letramento digital, ou seja, a capacidade de fazer um bom uso social da tecnologia e não apenas dominar a técnica.


Diante da relevância do uso das tecnologias nos dias atuais, o Colégio Cristão Antenor Thomazi (CECAT), comprometido com a formação integral do aluno, adota em sua grade curricular a disciplina de educação tecnológica, que visa proporcionar ao aluno um ambiente de criatividade, protagonismo e reflexão sobre o uso das tecnologias no mundo em que vivemos. Os alunos vivenciam experiências em que podem perceber que, também são criadores de tecnologia, sempre que surge uma nova ideia, e a colocam em prática em suas construções.


E conta pra gente, de que forma a tecnologia tem sido utilizada no seu dia a dia?




22 visualizações
Centro Educacional Cristão Antenor Thomazi

COLÉGIO CRISTÃO ANTENOR THOMAZI - Educação Básica

contato@athomazi.com.br

Tel: 15 3243-2299 | 3247-2084

Whatsapp: 15 98118-0048

BETTER - Cursos

Profissionalizantes

contato@bettercursos.com.br

Tel: 15 3019-7926

Whatsapp: 15 99675-4421

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: das 7h -18h

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: 8h - 21h

Sábado: das 8h - 17h

Copyright ©2017 direitos reservados. Desenvolvido por BUL COMUNICAÇÃO.

REDES SOCIAIS

  • Facebook CECAT
  • Instagram CECAT
  • YouTube CECAT

ENDEREÇO

Av. São João, 647 - Jd. Icatu - Votorantim / SP