• CECAT

Setembro Amarelo: Quais são os principais sinais e sintomas da depressão



Setembro, é o mês dedicado a prevenção do suicídio. Nos EUA, um jovem de 17 anos, dono de uma "Mustang", a reformou utilizando a tinta de cor amarela. Em 1994, lamentavelmente, o jovem cometeu suicídio dentro de seu carro. No dia do velório, muitas pessoas deixaram mensagens em cartões com fitas amarelas, e uma delas ganhou destaque ... “se você precisar, peça ajuda”. Esta atitude foi o que bastou para o início de um grande movimento, o "Setembro Amarelo".


No Brasil, o movimento ganhou força no ano de 2015, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em 2018, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todo ano, sendo mais comuns, jovens entre 15 a 29 anos. O Brasil ocupa o 8º lugar no ranking, tendo um aumento de 2,3% a partir de 2018, já o Japão, apresenta os maiores índices. O suicídio está relacionado à grande taxa de mortalidade no mundo inteiro, sendo uns dos grandes problemas do século XXI. Com o aumento dessas ocorrências, atualmente, a depressão tem sido considerada um dos maiores problemas de saúde pública.


Principais causas do suicídio no Brasil


A Associação Brasileira de Psiquiatria aponta que 96% dos casos de suicídio estão relacionados aos transtornos mentais. A depressão prevalece, porém, não é a única causa, outros fatores estão associados, por exemplo: uso abusivo de substâncias psicoativas; comportamento antissocial; pouca capacidade de resolução de problemas; transtorno bipolar; ansiedade, entre outros. Entre os jovens adolescentes, o problema do cotidiano pode afetar, sendo um gatilho para a depressão. Segundo pesquisadores em suicidologia, não existe um único fator isolado que determine a causa do suicídio, mas sim, um conjunto de situações que levam o indivíduo a praticar tal ação, por exemplo:


  • Sentimentos de inferioridade, no qual a pessoa possui uma autoimagem destorcida, sempre se comparando aos outros, gerando um senso de inutilidade;

  • Rejeição;

  • Problemas familiares;

  • Dificuldades financeiras;

  • Experiências negativas, traumas na infância entre outros.


Setembro Amarelo traz alerta sobre comportamentos suicidas


A respeito do comportamento de pessoas suicidas, a violência autodirigida aparece através de pensamentos, em seguida, tentativas da realização do ato em si, através de atitudes violentas contra si mesmo, como é o caso de mutilações com intenções de consumar o suicídio. Dados coletados também apontam que, apesar das mulheres idealizarem o suicídio, são os homens que acabam por definitivamente consumar o ato. Por isso, é necessário observar os comportamentos subjetivos, como:


  • Insinuações de que a vida não faz sentido (dor e sofrimento);

  • Falta de interesse em geral;

  • Falta de perceptiva na vida;

  • Desinteresse em cuidar-se;

  • Humor apático, entre outros.


É importante perceber que, a pessoa que tem a intenção de cometer o suicídio perde o interesse por si própria, deixando a manutenção da sua própria vida, abandonando os hábitos alimentares e de higiene pessoal, por exemplo.


Vale lembrar que, o indivíduo não percebe que está buscando a própria morte, na verdade, está tentando acabar com sua dor e sofrimento de alguma forma. Esta compreensão se faz necessária para que, não se tenha uma visão preconceituosa a respeito da situação e do indivíduo, o ideal é manter uma postura mais empática, que possibilite um olhar ao sofrimento da pessoa, deixando o julgamento e mantendo uma conduta solidária, oferecendo ajuda.


Faça parte do movimento de prevenção ao suicídio, abrace o Setembro Amarelo, abrace a vida!



22 visualizações
Centro Educacional Cristão Antenor Thomazi

COLÉGIO CRISTÃO ANTENOR THOMAZI - Educação Básica

contato@athomazi.com.br

Tel: 15 3243-2299 | 3247-2084

Whatsapp: 15 98118-0048

BETTER - Cursos

Profissionalizantes

contato@bettercursos.com.br

Tel: 15 3019-7926

Whatsapp: 15 99675-4421

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: das 7h -18h

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: 8h - 21h

Sábado: das 8h - 17h

Copyright ©2017 direitos reservados. Desenvolvido por BUL COMUNICAÇÃO.

REDES SOCIAIS

  • Facebook CECAT
  • Instagram CECAT
  • YouTube CECAT

ENDEREÇO

Av. São João, 647 - Jd. Icatu - Votorantim / SP