Saiba como diferenciar escolas bilíngues e escolas tradicionais

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é escola e bilinguismo. Quais as maiores diferenças entre instituições tradicionais e instituições bilíngues? Veja essas 5 características de destaque para que você saiba diferenciar os dois ambientes e escolha uma escola para o seu filho de acordo com a necessidade de aprendizado dele.

Professores e equipe pedagógica

Em uma escola bilíngue, os professores são fluentes em língua inglesa, muitos possuem experiência no exterior e cursos de especialização na área. A coordenação pedagógica também é fluente. A equipe pedagógica comunica-se em língua inglesa o tempo todo: desde o momento da entrevista para contratação dos profissionais a reuniões pedagógicas.

Nas escolas tradicionais, os professores são geralmente formados em Letras (Português/Inglês), não são necessariamente fluentes no idioma e não têm necessariamente formação ou vivência no exterior. Professores e coordenadores não utilizam o inglês para falar entre si e as reuniões pedagógicas são feitas em português.

Ambiente escolar

Escolas bilíngues dispõem de muitos recursos visuais na segunda língua: murais placas e avisos pelos corredores e dentro das salas de aula expõem os alunos ao inglês a todo o momento.

Já as escolas tradicionais geralmente apresentam trabalhos dos alunos, placas e avisos somente na língua portuguesa. Jogos e materiais audiovisuais são disponibilizados para as aulas de língua estrangeira e há pouca ou nenhuma literatura disponível nesse idioma em sala de aula ou biblioteca.

Imersão na segunda língua

Os alunos de escolas bilíngues geralmente estudam em período integral ou semi-integral e têm ao menos uma parte de seu dia dedicada exclusivamente à língua inglesa. Isso significa que, se pela manhã professor e alunos falam português, pelo tarde professor e alunos falarão inglês (ou vice-versa, dependendo da instituição).

Nas escolas tradicionais os alunos geralmente estudam por apenas um período e falam somente português. Não há imersão na segunda língua.

Instrução de conteúdo curricular

Uma das características mais fortes das escolas bilíngues é a instrução de conteúdo curricular em inglês. Isso significa que as aulas de Ciências, Geografia, História, Matemática, Artes, Música e Educação Física são ministradas em língua inglesa, ou seja, o professor ensina Science, Geography and History (ou Social Studies), Math, Arts, Music and PE (Physical Education). O material didático para cada disciplina é importado e, muitas vezes, igual ao material utilizado nos Estados Unidos para a mesma série escolar.

Nas escolas tradicionais, o conteúdo curricular é ensinado apenas em língua portuguesa e seguindo as determinações dos parâmetros curriculares nacionais.

Datas comemorativas, calendário e cultura

Instituições bilíngues contemplam e celebram datas do calendário estrangeiro (geralmente o americano) e priorizam essa questão cultural em seu ambiente e planejamento. Datas como Valentine’s Day, Dr. Seuss Birthday (Read Across America Day), St. Patrick’s Day, Halloween e Thanksgiving fazem parte de atividades em sala de aula, onde as crianças aprendem a história, motivos e formas de comemoração de cada data, e geralmente são eventos celebrados com toda a comunidade escolar.

As escolas tradicionais comemoram apenas datas do calendário nacional brasileiro e incluem em sala de aula atividades para tais (Dia do Índio, 7 de Setembro etc.).

Instituições bilíngues são ideias para famílias que pretendem morar em outro país, pois a vivência numa rotina completamente adaptada para uma outra cultura será um diferencial para esta necessidade pontual.

Porém, em casos em que os pais desejam que seus filhos apenas tenham um segundo idioma em seu currículo acadêmico, escolas de idiomas especializadas ou aulas extras podem atender com excelência a esses anseios. É o que o Colégio Cristão Antenor Thomazi está pesquisando com os pais dos alunos e novos matriculados, verificando a real necessidade das famílias para atendê-las da melhor forma neste segmento em 2019. Além dessa possibilidade de uma Oficina de Inglês extra, novos e surpreendentes projetos fazem parte do Plano de Aula dessa disciplina para o novo ano letivo. Aguardem!

FONTE: http://sproutly.com.br/2016/03/18/5-diferencas-entre-escolas-tradicionais-e-escolas-bilingues/