• CECAT

POR QUE NÃO CELEBRAMOS O HALLOWEEN?



A origem do Halloween tem referências nos tempos dos adoradores de Baal no Velho Testamento até o dia de hoje. Atualmente, é um evento popular mundial que atribui diversão "sem maldade", onde as crianças se vestem com fantasias para pedirem doces nas casas e participar de festas.


A HISTÓRIA DO HALLOWEEN

Tudo começou no século V a.C., com um povo chamado Celta. Na época, o verão terminava oficialmente no dia 31 de Outubro. Da noite do dia 31 para o dia 1° de Novembro era celebrado o ano novo dos Celta, o qual era também chamado o feriado de Samhain (sow-en), que significa SENHOR DA MORTE.


Os Celtas consideravam o dia 1° de Novembro o dia da morte porque as folhas das árvores já estavam caindo, a noite chegava mais rápido e a temperatura caía; ou seja, para eles essa época é outono. Eles acreditavam que o Muck Olla, o deus sol, estava perdendo suas forças por causa do Samhain, senhor da morte.


Além disso, eles criam que no dia 31 de Outubro, Samhain ajuntava os espíritos de todas as pessoas que haviam morrido no ano anterior, pois eles (os espíritos) tinham sido confinados a ficar vagando entre a terra e a lua por causa dos seus atos maus, sem chance de ir para o paraíso. Na noite do banquete de Samhain (dia 31), esses espíritos teriam a permissão de voltar para as suas casas e para tentar tomar posse dos corpos das pessoas que ainda viviam, porque, segundo eles, essa seria a única esperança para os espíritos depois da morte.


Como as pessoas não queriam ser possuídas por espíritos maus realizavam rituais para se protegerem, que envolviam: sacrifícios humanos e de animais e ofereciam como oferenda a Samhain; apagavam as luzes, deixando as casas frias, e se vestiam com fantasias macabras, fazendo bagunça na vizinhança; ofereciam comida e abrigo para os espíritos.


Segundo o pesquisador de feriados George Douglas, "muitas das tradições do Halloween foram derivadas do antigo festival para o deus Baal. Outras tradições foram originadas dos sinais de luta e de dor das vítimas do fogo dos sacrifícios dos Druídas".


Os Druídas ofereciam sacrifícios humanos para seus deuses sangrentos, e também existem evidências de que eles fizeram suas crianças passarem por fogo para Moloque, e isso faz com que seja grande a probabilidade deles terem oferecido essas crianças como sacrifício.


O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O HALLOWEEN?

Existem princípios bíblicos que nos dão orientações diretas em relação a celebrações como o Halloween. Antes de vermos algumas referências, vamos refletir sobre as seguintes perguntas:


> Esta é uma data edificante para minha família e meus filhos?

> O Halloween é puro, adorável, louvável ou de boa reputação?

> É baseado em temas piedosos, como a ideia de paz, liberdade e salvação? Ou é uma data que traz à mente sentimentos de medo?

> A Bíblia estimula bruxaria, bruxas e feitiçaria?


Vejamos algumas referências bíblicas com relação a estes temas:


Efésios 5:11

"Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem a escuridão. Pelo contrário tragam todas essas coisas para a luz."


Filipenses 4:8

“Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos.


Deuteronômio 18:9-13

“Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou a invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações. Serás inteiramente do Senhor, teu Deus.”


Estes textos estão nos chamando a não ter nenhuma associação com qualquer tipo de treva, mas também nos convoca para lançar luz sobre este assunto para aqueles que nos rodeiam. Deus está chamando a humanidade para segui-lo!


2 Coríntios 6:17

"Portanto, "saiam do meio deles e separem-se", diz o Senhor. "Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei."





FONTES:

Marluce Ramos, Capelã do Colégio Cristão Antenor Thomazi


https://www.estudosgospel.com.br/estudo-biblico-halloween/porque-nao-celebramos-o-halloween.html


https://www.recantocanaa.com.br/blog/halloween-para-os-evangelicos/

140 visualizações
Centro Educacional Cristão Antenor Thomazi

COLÉGIO CRISTÃO ANTENOR THOMAZI - Educação Básica

contato@athomazi.com.br

Tel: 15 3243-2299 | 3247-2084

Whatsapp: 15 98118-0048

BETTER - Cursos

Profissionalizantes

contato@bettercursos.com.br

Tel: 15 3019-7926

Whatsapp: 15 99675-4421

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: das 7h -18h

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: 8h - 21h

Sábado: das 8h - 17h

Copyright ©2017 direitos reservados. Desenvolvido por BUL COMUNICAÇÃO.

REDES SOCIAIS

  • Facebook CECAT
  • Instagram CECAT
  • YouTube CECAT

ENDEREÇO

Av. São João, 647 - Jd. Icatu - Votorantim / SP