• CECAT

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A TRISTEZA


A tristeza é um sentimento caracterizado pela falta de alegria, ânimo, disposição e outras emoções de insatisfação. Ela se apresenta em diferentes graus de intensidade, variando desde em tristeza passageira e a tristeza profunda, que pode persistir por vários dias ou semanas, além de ser um sinal de problemas mais complexos como a depressão.


A tristeza pode surgir por diversos motivos e circunstâncias como, a perda de um ente querido, amigos ou de pessoas próximas, desemprego, doenças, desilusões amorosas, frustrações, injustiças, fracassos, decepções, insatisfação com a própria vida, falta de propósito, vazio interior, melancolia, enfim, existem inúmeras situações e, dependendo da maneira que são encaradas, podem afetar o emocional das pessoas. A tristeza é um sentimento que faz parte da vida, é do comportamento humano, mas não é para durar por longo tempo, como está escrito: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã, (Salmos 30:5)."


A seguir olharemos para a tristeza a luz da Bíblia. Vamos refletir sobre pessoas que vivenciaram momentos de profunda tristeza, e aprender com elas como reagir a esse sentimento.



Elias


O livro de I Reis capítulo 19, conta a história de um profeta que se chamava Elias, um homem que fora muito usado por Deus, e que devido a situações e ameaças, entristeceu-se profundamente. Ele fugiu e pediu a morte a Deus, pois se desesperou diante daquela situação, abriu seu coração em sinceridade, e Deus o consolou, o fez refletir sobre suas emoções e atitudes, e o direcionou a agir com sabedoria.



O Salmista


Salmos 43 nos revela o salmista abatido, com a alma profundamente triste. Sentindo-se injustiçado e sozinho, clamou abrindo seu coração à Deus, percebendo que havia se distanciado devido aos embaraços da vida. Ele estava convencido de que somente em Deus sua alma seria plenamente satisfeita, e que novamente haveria alegria e esperança em seu coração.



Jesus


No livro de Mateus 26:36-46, lemos o relato sobre o momento em que Jesus estava com Pedro, Tiago e João no Getsêmani, diante do cálice do sofrimento que o aguardava, declarou “A minha alma está profundamente triste até a morte”, pediu que seus amigos ficassem com ele, e orou ao Pai.



Podemos perceber que independente das situações que nos causam problemas e sofrimento, Deus está conosco para nos consolar, nos dar direção, renovar nossa esperança, e nos fazer entender que somente Nele encontramos a razão de viver, a satisfação plena de alegria.



A tristeza é natural, e passa! Se persistir por muito tempo, estando constantemente angustiado, sem motivação, sem vontade de viver, com baixa autoestima, pensamentos negativos, vontade de se isolar das pessoas, procure ajuda profissional.


Percebeu como essa situação de tristeza é algo natural do ser humano, e como é possível dar a volta por cima com a ajuda de Deus? Quero te encorajar à um exercício devocional prático, para que você volte a ter alegria.


Abra o seu coração a Deus, fale dos seus sentimentos, seja honesto, e peça para voltar a ter alegria (Salmos 51:12).








38 visualizações
Centro Educacional Cristão Antenor Thomazi

COLÉGIO CRISTÃO ANTENOR THOMAZI - Educação Básica

contato@athomazi.com.br

Tel: 15 3243-2299 | 3247-2084

Whatsapp: 15 98118-0048

BETTER - Cursos

Profissionalizantes

contato@bettercursos.com.br

Tel: 15 3019-7926

Whatsapp: 15 99675-4421

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: das 7h -18h

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: 8h - 21h

Sábado: das 8h - 17h

Copyright ©2017 direitos reservados. Desenvolvido por BUL COMUNICAÇÃO.

REDES SOCIAIS

  • Facebook CECAT
  • Instagram CECAT
  • YouTube CECAT

ENDEREÇO

Av. São João, 647 - Jd. Icatu - Votorantim / SP