• CECAT

Medo da COVID-19: como manter o equilíbrio sobre o assunto



Nesse cenário atual em que o Brasil e o mundo estão inseridos (em decorrência da pandemia do novo coronavirus), muitas pessoas vieram a óbito, e o número de contaminados vem crescendo a cada dia. Como consequência negativa, isso tem trazido não apenas uma doença física, mas, também tem gerado uma situação de pânico e medo.


Cuidar da saúde emocional é tão importante quanto cuidar da saúde física, no entanto, preservar o equilíbrio emocional diante de tantas informações negativas (e que nem sempre são verdadeiras) tem sido uma luta constante para muitas pessoas. A começar pelo isolamento social, sem previsão para término, acabou por gerar uma situação econômica instável no país, o que desperta uma imensidão de sentimentos e emoções de insegurança, medo e ansiedade.



Mas afinal, o que é o medo?


Estudos e pesquisas da área do comportamento humano apontam que o medo é uma emoção que sempre fez parte da vida de todo ser humano, e será sentido por todos em qualquer fase da vida e em qualquer momento. Graças a esse sentimento, o organismo entra em um sistema de alerta, que o coloca em prontidão para defender-se de situações que o fazem sentir-se ameaçado, o que é considerado normal. Por este motivo, a espécie humana acaba sendo preservada, é a resposta do medo no organismo, algo inato ao ser humano, mas, também pode ser aprendido segundo pesquisas realizadas pelo Laboratório de Neuroanatomia Química do Instituto de Ciências Biomédica (ICB) da Universidade de São Paulo (USP).



Como reagimos ao medo


A resposta do medo não é apenas psíquica, o corpo também reage, são sentimentos perceptíveis como:


  • Aceleração do coração;

  • Aumento da pressão arterial;

  • Tremores e transpiração.

Sendo o medo vivenciado de forma particular, leva cada pessoa a reagir de maneiras diferentes, podendo ser de fuga, paralisia ou luta, no entanto, essa decisão é de cada um, por isso, é singular a sua percepção.


O medo, quando toma uma pessoa de forma excessiva, torna-se perigoso, pois, leva o indivíduo a desenvolver transtornos de comportamento grave, de forma a limitar o desenvolvimento de suas atividades rotineiras.


Muitos profissionais da área da saúde têm alertado sobre as consequências graves do medo para as emoções. Mesmo que as pessoas não sejam contaminadas pela COVID-19, apenas o fato de estarem sob essa pressão psicológica do momento, poderá acionar um gatilho e desencadear diversos transtornos de comportamentos em decorrência a este estado de medo que estão vivenciando:


  • O medo de serem contaminadas;

  • O medo do risco de morte;

  • O medo de perder pessoas que amam;

  • O medo de perder seus empregos, entre outros.


Todos esses pensamentos e sentimentos podem fazer uma pessoa perder o controle, de forma que desenvolva uma doença psíquica. O modo como cada pessoa reagirá diante das situações que geram medo e desespero, está relacionada a toda sua história de vida pregressa, da estrutura de personalidade e das experiências particulares de cada um.


O isolamento social pode desencadear um estado mental menos racional, fazendo com que a pessoa tenha uma percepção mais dramática da circunstância. Por isso, é importante desenvolver hábitos saudáveis, para lidar com o medo de forma equilibrada, por exemplo: desabafar com um amigo ou mesmo com um profissional (caso necessário) sobre as angústias e temores. Falar ajuda a diminuir o estado de estresse, usar a técnica de escrever sobre o sentimento do medo e apontar possíveis soluções, é uma maneira de enfrentar o sentimento negativo, assim como, realizar atividades que são agradáveis, ajuda a manter o equilíbrio entre a mente e o corpo.


Aproveite esse período de quarentena para ressignificar a vida, ter um modo diferente de olhar para cada situação, tendo em mente que, é nos momentos de crise que surgem as oportunidades de crescimento e grandes transformações para um novo começo que poderá fazer toda a diferença, diante de situações de incertezas.




14 visualizações
Centro Educacional Cristão Antenor Thomazi

COLÉGIO CRISTÃO ANTENOR THOMAZI - Educação Básica

contato@athomazi.com.br

Tel: 15 3243-2299 | 3247-2084

Whatsapp: 15 98118-0048

BETTER - Cursos

Profissionalizantes

contato@bettercursos.com.br

Tel: 15 3019-7926

Whatsapp: 15 99675-4421

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: das 7h -18h

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: 8h - 21h

Sábado: das 8h - 17h

Copyright ©2017 direitos reservados. Desenvolvido por BUL COMUNICAÇÃO.

REDES SOCIAIS

  • Facebook CECAT
  • Instagram CECAT
  • YouTube CECAT

ENDEREÇO

Av. São João, 647 - Jd. Icatu - Votorantim / SP