Filhos em férias escolares: o que fazer?

freepik.com

As férias escolares estão se aproximando e as dúvidas de muitos pais, também. Sabemos que muitos procuram programar-se para um tempo de descanso junto dos filhos, mas isto nem sempre é possível. Muitos pais preocupam-se com aquelas “férias ideais” vividas em um hotel, na praia, em passeios grandiosos, colônias, acampamentos, todas boas opções caso sejam possíveis, mas não necessariamente as que mais agradam ou fazem a diferença na vida de uma criança ou adolescente. Por isso devemos aproveitar esse momento para fazer atividades que, no dia a dia, não serão possíveis, como brincadeiras e passeios.

HORA DE DESCANSO E BRINCADEIRAS

Nem todo tipo de atividade é bem-vinda nesta fase. As atividades pedagógicas, por exemplo, só são indicadas se forem feitas de maneira lúdica, ou seja, o conteúdo aprendido na escola pode e deve ser recordado no dia a dia da criança, mas na forma de brincadeira e não de estudo. “Por exemplo, a filha, ao ajudar a mãe a fazer um bolo, aprende matemática, física. Isso sim é um aprendizado, mas a rotina precisa ser de férias, porque, agora, não é hora de estudar.”

PERGUNTE AO SEU FILHO, O QUE ELE ESPERA DESSE PERÍODO?

Vamos trabalhar as expectativas e evitar as frustrações, então nada melhor que uma boa conversa. Pergunte o que eles gostam de fazer para não cair no erro de envolver as crianças em atividades que agradem mais os próprios pais do que a criança.

Outra sugestão é aproveitar as possibilidades que alguns pais têm de, por exemplo, deixar as crianças com os avós ou com alguém de confiança, contratar uma babá para este tempo, inscrever os filhos em alguma colônia de férias ou contrata o serviço que a escola oferece com atividades lúdicas e recreativas.

No Colégio Cristão Antenor Thomazi já temos a programação de férias para os pais que preferem esta possibilidade, mantendo os filhos em atividades lúdicas (e sem estudos), mas num ambiente de confiança e segurança, que possam ficar tranquilos no período em que continuam suas rotinas profissionais. Pais que tenham interesse, podem entrar em contato com o colégio e reservar a vaga do filho.

Mais informações: (15) 3243-2299 / 3247-2084 / 98118-0048 whats

FÉRIAS SEM CULPA

Caso não consiga conciliar, não deixe o culpa pegar você, reserve os fins de semana para fazer outras atividades com as crianças e ter esse contato familiar de pais e filhos. No fim da tarde, fazer um passeio, ir ao cinema, fazer um lanche. O importa mesmo é a qualidade de tempo e não a quantidade.

TECNOLOGIA

Esse período tão desejado e dedicado ao descanso e à brincadeira, não pode ser desculpa para a criança ficar tempo demais em frente à TV ou à internet. Somos o comandante desse navio e limites e regras sempre nos trazem segurança. Para a criança, o tempo deve ser limitado, mas não exagerado, porque existem outras atividades que a criança pode e deve fazer. Um tempo de duas horas/dia é considerado ideal para o uso de forma equilibrada da tecnologia.

PROGRAMAÇÃO EM FAMÍLIA

Como estamos bem próximo, acredito que a organização prévia seja primordial para que não se tenha a sensação de não ter feito nada. Quando programamos as férias, os filhos certamente notarão a preocupação em valorizar este período, seja uma hora ou uma tarde inteira. Eles saberão que haverá um tempo para eles, que haverá aquele cinema com pipoca, o passeio de bicicleta, estar junto contando histórias, vendo um filme ou um desenho animado, fazendo atividades manuais como a pintura, preparando o jantar juntos.

Aproveite as férias de forma saudável e afetuosa com seus filhos! Mais do que o conforto material, estas lembranças de convivência familiar são extremamente importantes no desenvolvimento humano e, certamente, serão guardadas por toda a vida!

Texto: Miriam Ferreira de Lima Alves - Psicóloga do Colégio Cristão Antenor Thomazi