Entenda a proposta do nosso Projeto Pedagógico Cristão 2018 que aborda o tema SEMEANDO PRINCÍPIOS

Projeto Pedagógico Cristão 2018 - Semeando Princípios

Todo ano desenvolvemos um tema para ser trabalhado durante o período letivo com os alunos, unindo o conceito deste projeto ao fortalecimento dos valores e princípios cristãos em todo o processo pedagógico anual. Neste ano de 2018 temos como propósito orientar e ensinar cada aluno a exercer a VERDADEIRA LIBERDADE cristã, com o Projeto Pedagógico Cristão SEMEANDO PRINCÍPIOS, tendo em vista que todos os dias apresentam-se diante de nós muitas oportunidades, tanto boas como más, e, por termos o livre arbítrio, muitas vezes podemos confundir que todas as coisas podem ser realizadas.

Nestes momentos de escolha e atitude, é preciso ter sabedoria e clareza do que queremos para as nossas vidas. A permissividade moderna está enraizada nas novas gerações, o que incentiva uma fome de se ‘fazer tudo’ como forma de se ‘aproveitar a vida’, vivendo sem pensar nas consequências.

Hoje em dia vemos que é muito comum na juventude o desejo decidir o que é bom ou não para a vida, sem o uso do filtro da sabedoria em cada escolha. Percebemos uma carência na base de apoio, nos valores e nos princípios, que são os filtros que direcionam cada pessoas a uma análise crítica das situações, e que permitem avaliar entre o que pode-se fazer ou não e o que convém fazer ou não.

E é exatamente nesta lacuna que pretendemos despertar nos nosso alunos novas atitudes diante das escolhas, tendo como base a sensatez, a prudência, o domínio próprio e o discernimento para que as escolhas sejam sempre baseadas em uma análise geral da decisão, que leva em conta não somente o desejo pontual de necessidade, mas a consciência das consequências a médio e longo prazo também.

O projeto cristão é orientado pela Capelania do Colégio Cristão Antenor Thomazi e debatido em conjunto com a equipe gestora e pedagógica, abordando sugestões, ideias e contextos onde podem-se aplicar o tema na rotina de aprendizado dos alunos.

“O processo de construção do tema anual é baseado em estudos a respeito de cada faixa etária dos alunos, para que assim possamos aplicar os valores diariamente, com o objetivo de ajudá-los a desenvolver habilidades e capacidades nas escolhas de toda a vida”, comenta a Capelã Marluce Ramos.