Ensino Híbrido: saiba mais sobre essa proposta inovadora para a educação básica

Com a pandemia e a exigência de isolamento social, a escola teve a missão de não parar, mas continuar seu incrível percurso na vida dos alunos para que o aprendizado não fosse interrompido. Se antes a tecnologia já fazia parte do dia-a-dia dos estudantes, depois da necessidade de distanciamento social ela virou possibilidade de aprender.

Com a retomada das aulas presenciais, previstas para 08 de setembro, a proposta mais adequada é trabalhar com o Ensino Hibrido. Sendo uma das soluções mais comentadas nas perspectivas pós-pandemia, envolvem ideias de redução de estudantes por turma e revezamento dos encontros presenciais.

O termo blended learning, surgiu por volta do ano 2000, em cursos educacionais voltados para empresas, mais recentemente, a metodologia evoluiu e começou a ser usada em sala de aula, abrangendo um conjunto muito maior de recursos e diferentes abordagens.

Ensino híbrido é a metodologia que combina aprendizado online (EAD) com a presencial em modelos que mesclam momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares, entre aluno e professor. Dessa forma, a escola e seus educadores exploraram diferentes estratégias para envolver os alunos na aprendizagem, seja dentro da sala de aula, seja em casa ou em qualquer outro local fora do ambiente escolar, o que vale é o aluno ser estimulado na buscar por conhecimentos e estar mais engajado com seu aprendizado.

Mas além dos seus princípios, o Ensino Híbrido também tem diversos modelos de ensino, dependendo dos objetivos que se deseja alcançar. Um dos modelos mais utilizados é o Modelo de Rotação em que os alunos se revezam em atividades realizadas de acordo com um horário pré determinado ou orientação do professor.

Essa rotação, pode acontecer de quatro maneiras:

1. Rotação por estações: os alunos são organizados em grupos, que realizam tarefas de acordo com os objetivos do professor para cada um deles, geralmente na sala de aula tradicional. Um dos grupos estará envolvido com atividades online que, de certa forma, independem do acompanhamento direto do professor;

2. Laboratório rotacional: os estudantes utilizam o espaço da sala de aula e os laboratórios;

3. Sala de aula invertida: nesse formato do modelo de rotação, é proposto que o aluno se familiarize com a teoria em casa, por meio de atividades online. O espaço da sala de aula é utilizado para discussões, resolução de atividades e outras propostas. Costuma ser considerado a porta de entrada para o ensino híbrido;

4. Rotação individual: cada aluno tem uma lista de propostas que deve contemplar em sua rotina a fim de cumprir os temas a ser estudados.

De acordo com o livro “O Ensino Híbrído”, resultado das reflexões do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido criado pela Fundação Lemann e Instituto Península, essa metodologia propõe:

• Maior engajamento dos alunos no aprendizado;

• Melhor aproveitamento do tempo do professor;

• Ampliação do potencial da ação educativa visando intervenções efetivas;

• Planejamento personalizado e acompanhamento de cada aluno;

• Oferta de experiências de aprendizagem que estejam ligadas às diferentes formas de aprender dos alunos;

• Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno.

A retomada às aulas acontecerá de maneira gradual e cautelosa, seguindo os protocolos exigidos e, enquanto isso, as atividades on-line continuarão por um bom tempo. O que podemos garantir nesse “novo normal” é que, em qualquer formato de ensino, seja mediado ou não pela tecnologia, em casa ou na escola, a referência sempre será a figura do professor, do seu olhar atento e nas relações afetivas entre aluno e o seu mestre.