• CECAT

Dia das Crianças: brincadeiras descomplicadas

Atualizado: Out 15


Olá papais, mães e responsáveis!


Em tempos de quarentena, ficar em casa é essencial, uma forma de proteger a nossa família. Entretanto, é muito difícil segurar os pequenos cheios de energia dentro de casa, entre os gritos de “não mexa aí!”, “desça daí!”, “não pule!”, sobra o agradecimento por estarmos seguros com os filhos em nossa casa, não é mesmo?


A Profª Sheila Garbulha Tunuchi de Campos (M.ª em Educação pela UFSCAR- Pedagoga, Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga), nos proporcionou a seguinte reflexão:


“Quando voltamos nossos olhos à trajetória das crianças dentro do processo histórico, podemos perceber que aos poucos seu espaço foi conquistado. Todavia, mesmo com aporte legal, vivemos em tempos onde precisamos parar e refletir se continuamos com posturas arcaicas, não assumindo nosso papel frente ao desenvolvimento da criança. A data em comemoração ao “Dia das Crianças” é onde precisamos olhar para todo este processo histórico. Para isto, a família se faz necessária para proporcionar um momento de envoltura dos corpos e alma, exercitando a afetividade, a qual nos move e traz sensações e sentimentos. Neste momento de isolamento social, o convite é para – isolarmos nosso tempo – para nossos filhos mergulhando para o interior de si próprio para perceber a importância deste momento CRIANÇA.”


Chegamos próximos ao dia tão aguardado pelos nossos pequenos! O mês das crianças, é o mês em que comemoramos a vida dos nossos "pacotinhos da alegria", é momento de presenteá-los e louvarmos a Deus pela benção de tê-los conosco, para mais um Dia das Crianças. Neste ano, teremos que comemorar em casa, para isso, podemos providenciar brincadeiras que envolvam nossos filhos.


A seguir, confira algumas ideias!



Caça ao tesouro Sensorial


Escolham de quatro a cinco texturas diferentes, por exemplo: lisos, ásperos, aveludados e macios. Peçam para o pequeno correr pela casa buscando encontrar objetos que correspondam a textura solicitada. Um cronômetro pode deixar a brincadeira mais divertida.



Descubra o filme com emojis


Faz um tempo que começamos a substituir as palavras por figurinhas que conhecemos como emojis, por isso é possível fazer várias brincadeiras que envolvam esses novos "emoticons", muitas delas rodam em grupos do WhatsApp. Podemos assim, adaptá-las ao ambiente infantil: em uma folha, traduza o filme em emojis e imprima com um espaço para a criança responder, cronometre o tempo que você julgar necessário para que ela possa adivinhar.

Dica: opte por filmes que façam parte do dia a dia da criança.



STOP!


Quem nunca brincou de "STOP" quando criança ou adolescente? Também conhecido como "adedonha", faz parte dos clássicos em brincadeiras infantis. É necessária uma folha, lápis ou caneta. Defina categorias como: nome, animal, cores, frutas, etc. Em seguida sortear uma letra, para cada categoria é preciso achar uma palavra que comece com a letra sorteada. Quem preencher primeiro todos os temas grita “STOP!” e todos os outros jogadores param o jogo. Ganha quem fizer mais pontos.

Dica: quanto mais pessoas, mais legal fica a brincadeira!



STRIKE!


O que vocês acham de fazer um boliche em casa? Vocês vão precisar de rolos de papel ou garrafas PET, bolinhas de meia ou de tênis. Organizem os pinos de forma improvisada e derrubem os objetos com as bolinhas. Quem derrubar mais pinos, vence!


Para refletir ...


“A família transformou-se profundamente na medida em que modificou suas relações internas com a criança”. (Airès, 2012).





31 visualizações
Centro Educacional Cristão Antenor Thomazi

COLÉGIO CRISTÃO ANTENOR THOMAZI - Educação Básica

contato@athomazi.com.br

Tel: 15 3243-2299 | 3247-2084

Whatsapp: 15 98118-0048

BETTER - Cursos

Profissionalizantes

contato@bettercursos.com.br

Tel: 15 3019-7926

Whatsapp: 15 99675-4421

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: das 7h -18h

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: 8h - 21h

Sábado: das 8h - 17h

Copyright ©2017 direitos reservados. Desenvolvido por BUL COMUNICAÇÃO.

REDES SOCIAIS

  • Facebook CECAT
  • Instagram CECAT
  • YouTube CECAT

ENDEREÇO

Av. São João, 647 - Jd. Icatu - Votorantim / SP