• CECAT

A importância da Fé frente a crise econômica causada pela COVID-19



Estamos vivendo uma crise mundial de valores, estruturas sociais, financeiras e econômicas, o momento é amplo e histórico. Especificamente aqui no Brasil, além da saúde, estamos lutando também para salvar a nossa economia, um problema causado pelo coronavírus. Já estamos chegando aos 90 dias desta crise desafiadora, que gera em nós muita insegurança, preocupação, desespero e medo de um futuro de consequências ainda mais graves.


A quarentena mudou completamente a dinâmica social e econômica das empresas, indústrias, e todo tipo de comércio. Devido ao isolamento social, a rotina e finanças das famílias (de todas as pessoas) sofreram prejuízos diante da redução drástica na atividade comercial e industrial. Como resultado, muitos pais de família também perderam seus empregos, outros, tiveram seus salários reduzidos, e o receio que paira sobre suas cabeças é, se terão condições de cumprir com seus compromissos financeiros fixos mensais, e sustentar suas famílias.


Diante de tudo isso, o que a Bíblia nos orienta a fazer?


Deus tem sempre as respostas certas para todas as circunstâncias que, porventura, possamos vir a passar. A Bíblia nos propõe um caminho para superar as crises ... A Fé.


A palavra "crise" em chinês, é composta por dois ideogramas, ou seja, as palavras “wei-ji". O primeiro significa "perigo", o segundo, "oportunidade". Devemos aprender a enxergar a crise como um período que pede cautela, sabedoria e fé, pois, em toda crise, existe uma oportunidade para aprendermos a nos reposicionar, ou seja, rever nosso propósito, nossas atitudes, nosso coração, para reavaliarmos nossas vidas.


A Bíblia nos ensina princípios fundamentais para vivermos com sabedoria e equilíbrio emocional, isto é, vivermos confiando, exercitando nossa fé, pois, Deus que é soberano sobre todas as coisas e, Pai celestial, cuida de nós.


A Bíblia diz em Hb 11:1 "ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem". Precisamos ter convicção que a nossa vida está nas mãos de Deus, que Ele está conosco no meio da tempestade, que não estamos sozinhos, abandonados ou esquecidos num mundo de turbulências.


Em Mt 6:26- 30, diz: "Vejam os passarinhos que voam pelo céu; eles não semeiam, não colhem, nem guardam seu alimento em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? Observai as aves do céu, não semeiam, não colhem, contudo, o Pai celestial as sustenta. Ora, se Deus veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais vocês outros, homens de pequena fé?"


A fé é fundamental quando precisamos atravessar uma tempestade (crise), aliás, ela é essencial, em toda e qualquer circunstância que nos tire o chão, nos deixando vulneráveis. Sem fé ficamos desorientados, perdidos sem esperança, sem objetivos e/ou propósito, a mercê das situações. A fé faz de nós cristãos fortes, capacitando-nos a suportar as adversidades, e equipando-nos para viver uma vida que agrada ao Senhor.


A fé é um dom que nos ajuda, nos fortalece nos momentos difíceis, nos faz ver as situações de maneira diferente. Ela forma uma ponte que nos liga a Deus, é uma luz na escuridão, quanto maior a perda, mais necessária é a fé.


Deus deseja que exercitemos a nossa fé, para aprendermos a depender Dele ao enfrentarmos perdas, perigos e todo momento difícil que possamos passar. Hebreus 11:6 diz: "de fato sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que os buscam". Ao meditarmos nas passagens bíblicas percebemos que, todos que tiveram fé, que acreditaram, confiaram, jamais foram frustrados. Todos que se aproximaram de Deus com fé genuína, foram socorridos, curados, e tiveram suas vidas transformadas.


Concluindo, a fé pode nos levar a superar toda essa crise que estamos enfrentando. Vamos superar esta pandemia, Deus é maior que tudo isso, tenha fé!

Um forte abraço, Deus abençoe.




18 visualizações
Centro Educacional Cristão Antenor Thomazi

COLÉGIO CRISTÃO ANTENOR THOMAZI - Educação Básica

contato@athomazi.com.br

Tel: 15 3243-2299 | 3247-2084

Whatsapp: 15 98118-0048

BETTER - Cursos

Profissionalizantes

contato@bettercursos.com.br

Tel: 15 3019-7926

Whatsapp: 15 99675-4421

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: das 7h -18h

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: 8h - 21h

Sábado: das 8h - 17h

Copyright ©2017 direitos reservados. Desenvolvido por BUL COMUNICAÇÃO.

REDES SOCIAIS

  • Facebook CECAT
  • Instagram CECAT
  • YouTube CECAT

ENDEREÇO

Av. São João, 647 - Jd. Icatu - Votorantim / SP