4 dicas para escolher o MELHOR COLÉGIO para o seu filho estudar

Como saber qual a melhor escola para os meus filhos estudarem? Com a período de matrículas abertas, essa é uma pergunta muito frequente entre os pais e que gera muita dúvida, pois a educação básica das crianças é muito importante para sua formação pessoal e o toda a sua trajetória de vida.

Para ajudar nesse processo de escolha, os pais precisam refletir bastante, e as seguintes recomendações podem ajudar:

1. Liste as preferências da família

Liste tudo aquilo de que não abre mão, como profissionais qualificados e atenciosos, um ambiente acolhedor, escola parceira da família, valor que se encaixe no orçamento da casa, filosofia de ensino e tudo o que estiver de acordo com os princípios e valores que você quer que a criança aprenda.

2. Projeto pedagógico claro

A escolha da melhor escola deve estar em sintonia com as necessidades da criança e com os costumes da família. Qualquer sistema de ensino é direcionado por alguma cosmovisão (visão do mundo). Como exemplo, os colégios cristãos trabalham com a cosmovisão cristã que baseia todo o seu esforço educacional numa visão integrada dos conteúdos, associando os saberes teóricos aos saberes práticos, éticos e morais, como cooperação, solidariedade, autodisciplina, respeito próprio, ao outro e ao contexto social.

3. Conheça os depoimentos de outros pais

Veja se existem pesquisas e depoimentos dos pais dos alunos sobre a rotina do colégio, avaliação do método de ensino, tratamento dos professores e equipe em geral, comunicação com os pais. As respostas deles poderão orientar a sua escolha. Esclareça dúvidas com diretores, coordenadores e professores também. Acesse as redes sociais, os sites, veja os comentários feitos pelo pais e familiares.

4. Preço e valor

Para saber como medir essas duas variáveis é importante que a família tenha bem definido o que valoriza para a educação do filho, e qual orçamento disponibiliza para este investimento. É possível encontrar escolas com excelente custo benefício que, além da infraestrutura, valorize o desenvolvimento da criança como um ser humano em sua integridade. Que tenha professores capacitados e equipe pedagógica atualizada, mas que o compromisso com os alunos seja evidente. Quanto ao orçamento familiar, uma dica dos consultores financeiros é que a busca por um colégio particular tenha como base um investimento dentro de 15% da renda, sendo uma boa base para pesquisa.

Se as crianças e adolescentes passam em média quatro horas na escola, é importante que elas recebam um ensino que permita um desenvolvimento integral, baseado em princípios éticos que permita um aproveitamento muito além do currículo escolar comum, formando um aluno-cidadão que compreenda o valor e a dignidade do ser humano.

Texto: Juliany Freitas | Informativo TRILHO EDUCACIONAL - Ed. 1 - nov/18