08/04 - HISTÓRIA: Independência do Brasil

Atualizado: Abr 15


5º ano Ensino Fundamental Professora: Luciane Falocci Bataglin Disciplina: HISTÓRIA Leitura dos textos e atividades das págs. 110 à 117 e vídeo da professora.

A proclamação da Independência Explicações das págs. 110 e 111:

Depois que D. Pedro decidiu que ficaria no Brasil ele deixou de acatar as ordens de Portugal, sabia que estava desobedecendo as ordens, mas sabia que tinha todo apoio dos ricos e fazendeiros brasileiros.

Em 7 de setembro de 1822, D. Pedro, voltando de São Paulo e as margens do Riacho Ipiranga, recebeu uma carta que veio da Corte portuguesa. Nessa carta estava escrito que ele deveria voltar à Portugal e que tudo que havia feito para o Brasil seria anulado. Então como não tinha saída, bradou a famosa frase “INDEPENDÊNCIA OU MORTE”.

D. Pedro passou então a ser D. Pedro I, o primeiro rei do Brasil e o Brasil passou a ser uma MONARQUIA. Apesar de livre, nosso país ainda era governado por um rei português. Com essa independência, os privilégios ainda continuaram sendo dos ricos e para os humildes, quase nada mudou. Outros processos de Independência Explicações das págs. 112 e 113:

Como o livro relata, antes da independência do Brasil muitos povos passaram também passaram por esse processo.

Em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos da América ( E.U.A.) deixou de ser colônia da Inglaterra, transformando- se na primeira nação do continente americano a ter sua independência.

Em 1º de janeiro de 1804 a independência do Haiti foi proclamada. Mulatos, ex-escravos e até escravos se uniram para expulsar a elite branca. Explicações das atividades da pág. 113.

1- Escrever a diferença da independência do Haiti com as independências dos outros países.

2- Quem eram as pessoas, tirando D. Pedro, que participaram do processo da independência do Brasil? D. Pedro I proclama a independência Explicação da página 114:

Nós vimos no decorrer dos estudos que, antes do grito de Independência de D. Pedro, muitos brasileiros já lutaram por isso, os mineiros, pernambucanos, baianos já guerrearam e até deram as suas vidas por essa causa. Eles lutaram por mais de 30 anos até que tudo o que mais queriam aconteceu em 7 de setembro de 1822.

Explicação das atividades das págs. 114:

1- Será que só D. Pedro foi o único responsável pela independência do Brasil? Explique como foi esse processo.

2- Essa atividade não precisa ser resolvida, somente observe nos quadros as manifestações, ou seja, os fatos ocorridos que também ajudaram à acontecer a nossa independência. Registro de aprendizagem – págs. 115, 116 e 117. É um resumo de tudo o que aprendemos nessa unidade. Está fácil e bem explicado. Bons estudos e qualquer dúvida, estou à disposição, é só entrar em contato! Beijos queridos, Tia Lu

16 visualizações
Centro Educacional Cristão Antenor Thomazi

COLÉGIO CRISTÃO ANTENOR THOMAZI - Educação Básica

contato@athomazi.com.br

Tel: 15 3243-2299 | 3247-2084

Whatsapp: 15 98118-0048

BETTER - Cursos

Profissionalizantes

contato@bettercursos.com.br

Tel: 15 3019-7926

Whatsapp: 15 99675-4421

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: das 7h -18h

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda - Sexta: 8h - 21h

Sábado: das 8h - 17h

Copyright ©2017 direitos reservados. Desenvolvido por BUL COMUNICAÇÃO.

REDES SOCIAIS

  • Facebook CECAT
  • Instagram CECAT
  • YouTube CECAT

ENDEREÇO

Av. São João, 647 - Jd. Icatu - Votorantim / SP